terça-feira, 17 de julho de 2012

SAUROMATES II (174-211 d.C.)

Tibério Júlio Sauromates Filocésar Filorromano Pieodoso, mais conhecido como Sauromates II, foi sucessor do rei Eupátor e era de ascendência grega, iraniana, trácia e romana. Seu nome é uma referência a um rei bosforano anterior, Sauromates I, que reinou de 90 a 123 a.C. O nome Sauromates é de origem sármata. Os sármatas eram uma tribo guerreira nômade, com hábeis cavaleiros, de origem iraniana e parente dos citas. A dinastia dos Aspúrgidas tinha ancestralidade sármata por meio da rainha Dínamis (47-14 a.C.), mãe do rei Aspurgo (8 a.C. – 38 d.C.), uma vez que era filha do rei Fárnaces II (63-47 a.C.) com uma princesa sármata.
2214 Sauromates II Regnum Bospori AE
Moeda bosforana com a efígie de Sauromates II e
a representação de um cavaleiro
Quando Eupátor morreu em 174, Sauromates II sucedeu-o. Segundo uma inscrição de Fanagória encontrada no pedestal de uma estátua dedicada a ele por um certo Ioulios Menestratos, archikoitoneites (grande camareiro), Sauromates não era filho de Eupátor, mas do rei anterior, Remetalces (reinou de 132 a 153): “[...] Ao descendente dos reis ancestrais, ao Grande Rei Tibério Júlio Sauromates, filho do rei Remetalces, amigo de César e amigo dos romanos, o piedoso, o amigo de sua pátria, arquisacerdote dos Augustos para a vida, benfeitor de sua pátria, fundador [...]”. 
Inscrição relativa a Sauromates II em Fanagória
Ele reinou de 174 até sua morte em 210 ou 211. Em moedas a inscrição em grego é ΒΑΣΙΛΕΩΣ ΣΑΥΡΟΜΑΤΟΥ (basileos sauromatou), isto é, pertencente ao rei Sauromates. Ele foi contemporâneo dos imperadores romanos Marco Aurélio (161-180), Cômodo (180-192), Pertinax (193), Dídio Juliano (193), Sétimo Severo (193-211) e Caracala (211-217), dos quais era vassalo. A inscrição acima transcrita também indica que Sauromates era responsável pelo culto ao Imperador (“arquisacerdote dos Augustos”) no reino do Bósforo.
1246 Sauromates II Regnum Bosporanum Stater EL
Moeda bosforana com as efígies de Sauromates II e
dos imperadores romanos Sétimo Severo e Caracala
Em 193, Sauromates II estava envolvido em campanhas militares contra os citas e a tribo dos siraces. Ele foi bem sucedido em vencer essas tribos, o que é conhecido a partir de uma inscrição encontrada em Tanais que celebra as vitórias militares do rei. Pouco se sabe sobre a vida e o reinado de Sauromates II. De acordo com a evidência numismática, ele parecia ser uma pessoa religiosa que estava envolvido na adoração da deusa Afrodite e seu culto. Sauromates II, de cuja esposa não se conhece o nome, teve dois filhos Rescúporis II e Cótis III, que foram seus sucessores quando de sua morte em cerca de 210/211.
File:Gorgippia ruler 01 pushkin.jpg
Estátua bosforana do ano 180 d.C. representando um nobre
de Gorgipa, importante cidade bosforana na península de Taman
(Museu Pushkin de Belas Artes, Moscou, Rússia)

FONTES:
http://en.wikipedia.org/wiki/Tiberius_Julius_Sauromates_II
http://fr.wikipedia.org/wiki/Sauromat%C3%A8s_II_du_Bosphore
http://www.persee.fr/web/revues/home/prescript/article/crai_0065-0536_2006_num_150_1_86934
http://hourmo.eu/29_Regnum_Bosporanum/Sauromates_II/Index_Sauromates_II.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário