quinta-feira, 12 de julho de 2012

SAUROMATES I (90-123 d.C.)

Tibério Júlio Sauromates Filocésar Filorromano Eusebes, também conhecido como Sauromates I, foi um rei e príncipe do Reino Bosforano. Sauromates I era o filho e herdeiro do rei bosforano Rescúporis I com uma mulher de nome desconhecido. Ele era de ascendência grega, iraniana, trácia e romana como seus antecessores. O nome Sauromates é de origem sármata. Os sármatas eram uma tribo guerreira nômade, com hábeis cavaleiros, de origem iraniana e parente dos citas. A dinastia dos Aspúrgidas tinha ancestralidade sármata por meio da rainha Dínamis (47-14 a.C.), mãe do rei Aspurgo (8 a.C. – 38 d.C.), uma vez que era filha do rei Fárnaces II (63-47 a.C.) com uma princesa sármata. Quando Rescúporis I morreu em 90, Sauromates sucedeu seu pai e reinou até sua morte em 123. Ele foi contemporâneo dos imperadores romanos Domiciano (81-96), Nerva (96-98), Trajano (98-117) e Adriano (117-138).
4004 Sauromates I Regnum Bosporanum AE
Moeda bosforana retratando Sauromates sentado numa cadeira curial (símbolo de alta função pública)
 e segurando um cetro com o busto do imperador romano
Sauromates I continuou o legado de seu pai visando restaurar o Reino Bosforano. Numa inscrição em uma estela, Sauromates se declara descendente de “Aspurgos, descendente de Poseidon e Héracles”. Embora não passasse de um vassalo de Roma, Sauromates, bem como muitos outros reis clientes, procuram valorizar sua dignidade real vinculando-a às grandes dinastias do passado ou aos deuses e heróis mitológicos. Desde o rei Mitrídates de Pérgamo (47 a.C.), o reino do Bósforo era um Estado cliente (vassalo) do Império Romano. O Reino Bosforano foi incorporado como uma parte da província romana de Mésia Inferior (onde estão situados aproximadamente os países da Sérvia e da Bulgária) entre os anos 63 e 68. Em 68, Rescúporis I conseguiu a restauração do Reino Bosforano, evidentemente como um Estado cliente semi-independente de Roma.
1104 Sauromates I Regnum BosporanumAE
Moeda bosforana com a efígie de Sauromates e a representação
de Niké, símbolo da vitória
 Como seus antecessores, Sauromates adotou os prenomes Tibério Júlio e como seu pai adotou os epítetos Philocaesar (filocésar, amigo de César, nome oficial do imperador romano), Philoromaios (filorromano, amigo dos romanos) e Eusebes (piedoso, devoto aos deuses). Em moedas, aparece a inscrição em grego ΒΑΣΙΛΕΩΣ ΣΑΥΡΟΜΑΤΟΥ (basileos sauromatou), isto é, pertencente ao rei Sauromates. A evidência numismática indica que Sauromates procurou maior independência para seu reino nos dias do imperador Trajano. Durante o período de 102 a 108, a efígie imperial não é mais representada em moedas, ainda que o rei se proclame amigo de César e dos romanos. Esse apagamento é, provavelmente, relacionado ao engajamento de Trajano nas guerras da Dácia, o que impediria uma intervenção no Bósforo.
3409 Sauromates I Stater AV
Moeda bosforana com as efígies de Sauromates e Trajano
Roma, porém, quer reintegrar o Bósforo Cimério à órbita da sua política e o rei é constrangido a concluir um tratado de aliança. Mesmo assim por volta de 110-111, Sauromates não hesitou em usar os títulos de grande rei e rei dos reis e até mesmo o grande rei dos reis (conforme a tradição da realeza persa). Talvez a prosperidade econômica do Bósforo Cimeriano encorajasse Sauromates a usar títulos tão pretensiosos, porém a realidade do poder romano não poderia ser subestimada. Sauromates deixa de usar esses títulos após 112, pouco antes da intervenção de Trajano no Oriente onde o imperador romano expande o Império até a Mesopotâmia (época de maior extensão territorial do Império Romano).
O Império Romano (em sua maior extensão) quando da morte de Trajano em 117 d.C. O reino do Bósforo (Regnum Bospori) está assinalado como um estado cliente (client states)
Sauromates I é mencionado nas cartas de senador romano Plínio, o Jovem. Em cerca de 103, Plínio serviu como o governador romano da Bitínia. Sauromates I enviou seu embaixador (legatus) para viajar para a Bitínia para entregar duas cartas a Plínio. A natureza exata dessas cartas é desconhecida. A primeira carta solicitou a Plínio o uso do diploma (uma permissão para utilizar uma carruagem oficial) para ajudar na jornada do mensageiro, o que Plínio atendeu. A segunda carta era para Trajano, o imperador romano de então. Um liberto imperial chamado Licormas levou a segunda carta da Bitínia para Trajano, uma viagem que teria levado de 6 a 8 semanas.
3914 Sauromates I AE
Moeda bosforana com a efígie de Sauromates e a representação
 de  um cativo diante de uma cidade fortificada
Ou Rescúporis I ou Sauromates I estabeleceu a cidade de Fanagória como a nova capital do Reino Bosforano. Panticapeu, a capital original, tinham perdido gradualmente sua importância no decorrer do primeiro século. Fanagória se tornou a nova capital por causa da popularidade crescente de sua deusa titular, Afrodite, e de seu culto. Em 105, Sauromates I, encarregou a um sacerdote supervisionar a restauração dos pórticos no templo em Hermonassa. Em 110, ele ergueu um templo dedicado a Afrodite em Gorgipia.
Ruínas de Hermonassa
Em uma inscrição honorífica dedicada a Sauromates I, encontrada em Niceia (atual Iznik na Turquia), a ele foi dado o título honorífico Ktistes (em grego: fundador). Ele foi agraciado com este título por causa de sua bondade, generosidade e suas contribuições ao longo do território do Bósforo e da Ásia Menor (Anatólia). Em Panticapeia há uma inscrição honorífica em latim honrando Sauromates I: “Rei Tibério Júlio Sauromates, um amigo excepcional do Imperador e do povo romano". Sauromates se casou com uma mulher de nome desconhecido e teve um filho chamado Cótis, o qual o sucedeu após sua morte em 123 d.C.

FONTES:
http://en.wikipedia.org/wiki/Tiberius_Julius_Sauromates_I
http://fr.wikipedia.org/wiki/Sauromat%C3%A8s_Ier_du_Bosphore
http://hourmo.eu/29_Regnum_Bosporanum/Sauromates_I/Index_Sauromates_I.html
http://en.wikipedia.org/wiki/Tmutarakan

Nenhum comentário:

Postar um comentário