sexta-feira, 8 de junho de 2012

PERISADES III (180 – 170 a.C.) E KAMASARYE (180 – 150 a. C.)

Perisades III  foi o sucessor do rei bosforano Espártoco V reinando de 180 a 170 a.C. Parece que Perisades, no entanto, não governou sozinho e seu reinado foi associado a sua esposa Kamasarye (ou Kamasaria), que seguramente era filha do rei anterior. Kamasarye Filotéknos (do grego antigo: Καμασαρύη Φιλότεκνος, Kamasarýē Philóteknos) foi uma rainha que governou o Bósforo de cerca de 180 a 160/150 a.C. Seu nome é homônimo de sua ancestral, a rainha Kamasarye, filha de Gorgipo, a esposa do Rei Perisades I (349-311 a.C.). Ela era filha do rei Espártoco V e tornou-se rainha após a morte de seu pai casando-se com Perisades III, que talvez fosse seu irmão ou meio-irmão, imitando assim o costume egípcio revivido pelos reis greco-macedônios do Egito onde irmãos se casavam (mantendo assim o poder real na mesma dinastia). 
Colar de ouro do século V a.C. encontrado no sítio de
Ninfeu,  uma das principais cidades do reino bosforano
Mas talvez Perisades fosse outro filho de Leucon II, que governara o Bósforo antes do pai de Kamasarye em 240 -210 a.C. Certamente o arranjo matrimonial foi feito para se evitar alguma disputa pelo trono. De qualquer forma governaram juntos e tiveram um filho, Perisades. A rainha é muito ativa e seu nome é mencionado em muitas inscrições, notadamente em cerca de 178-177 a.C. quando da dedicação de um objeto de ouro ao templo de Apolo Didymaios, perto da cidade de Mileto na Jônia (Ásia Menor). É interessante notar que a cidade de Mileto foi a principal metrópole grega a colonizar o Bósforo Cimeriano no século VI a.C. Isso evidencia que os reis bosforanos, ainda no século II a.C., procuravam se relacionar com suas origens e tradições gregas.

Par de brincos de ouro do século IV a.C. encontrados
 no sítio da antiga Panticapeu em Kerch, Ucrânia
Após a morte de Perisades III em 170, ela reina em conjunto com seu filho Perisades IV. É quando a rainha e seu filho, respectivamente, acrescentam aos seus nomes os epítetos de Filoteknos ( isto é, "a que ama seu filho") e Filométor (isto é, "o que ama a sua mãe"), seguindo assim a utilização do costume da corte do rei egípcio contemporâneo, Ptolomeu VI Filométor, com o qual mantém relações diplomáticas e comerciais. Aliás, no reinado de Perisades III e Kamasarye o reino do Bósforo Cimeriano dividiu com o Egito o monopólio do fornecimento de trigo para o mundo helenístico. Por volta de 160 a.C., a rainha contraiu um segundo casamento com um certo Argotos, possivelmente um príncipe cita, o qual é mencionado com o seu filho em uma inscrição. Seu governo conjunto terminou em 150, quando seu filho assumiu sozinho as rédeas do governo. Não se sabe o ano da morte de Kamasarye.

FONTES:
http://fr.wikipedia.org/wiki/Pairisad%C3%A8s_III
http://fr.wikipedia.org/wiki/Kamasarye_Philoteknos
http://www.hermitagemuseum.org/html_En/03/hm3_10-1_01_01.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário