quarta-feira, 11 de julho de 2012

RESCÚPORIS I (69-90 d.C.)

3980 Rhescuporis I Regnum Bosporanum AE
Moeda bosforana com a efígie de Rescúporis I
e a representação de um cavaleiro

Tibério Júlio Rescúporis Filocésar Filorromano Eusebes, mais conhecido como Rescúporis I foi um príncipe e rei do Reino Bosforano e o primeiro monarca após a restauração da monarquia. Ele era filho do rei bosforano Cótis I com Eunice, que era de origem da nobreza grega. O nome de Rescúporis I é uma homenagem a um monarca de mesmo nome da Trácia de onde era proveniente sua avó paterna, a rainha Gepepiris. Por parte de pai, Rescúporis era descendente do grande rei do Ponto e do Bósforo Mitrídates VI Eupátor bem como tinha ascendência sármata por parte de sua bisavó, Dínamis. Por parte de mãe, Rescúporis era descendente da casa real dos sapeanos que governava a Trácia bem como do triúnviro romano Marco Antônio.
File:Roman Empire 69.svg
O Império Romano no início do reinado de Rescúporis
Pouco se sabe sobre a vida de Rescúporis I. Em 63 por razões desconhecidas, o imperador romano Nero depôs o pai de Rescúporis, Cótis I, do seu trono e seu destino depois é desconhecido. Desde o rei Mitrídates de Pérgamo (47 a.C.), o reino do Bósforo era um Estado cliente (vassalo) do Império Romano. O Reino Bosforano foi incorporado como uma parte da província romana de Mésia Inferior (onde estão situados aproximadamente os países da Sérvia e da Bulgária) entre os anos 63 e 68. Talvez Nero quisesse minimizar o papel, poder e influência de governantes clientes locais e agiu para que o reino fosse completamente regulado pelo Estado romano.
1154 Rhescuporis I Bosporus Cimmerius AE
Moeda bosforana com as efígies de Rescúporis e da deusa Afrodite
Em junho de 68, Nero morreu e Galba o sucedeu como imperador romano. Com a ajuda de sua mãe, Rescúporis conseguiu com que o Reino Bosforano deixasse de ser meramente parte de uma província e fosse restaurado como um reino cliente de Roma. Ele foi capaz de fazer o Reino Bosforano estável e semi-independente, mais uma vez. Como seus antecessores, Rescúporis adotou os prenomes Tibério Júlio e como seu pai adotou os epítetos Philocaesar (filocésar, amigo de César, nome oficial do imperador romano), Philoromaios (filorromano, amigo dos romanos) e Eusebes (piedoso, devoto aos deuses). Pelo menos no primeiro ano de seu reinado, sua mãe governou juntamente com ele e atuou como sua regente. Depreende-se das fontes sobreviventes que a rainha Eunice era muito religiosa e de caráter forte.
Moeda bosforana da regência da rainha Eunice
O Reino Bosforano foi capaz de continuar seu comércio com a Anatólia (atual Turquia). Seu título real em moedas é em grego ΒΑΣΙΛΕΩΣ ΡΗΣΚΟΥΠΟΡΙΔΟΣ  (Basileos Rheskouporidos) ou “do [pertencente] rei Rescúporis”. Rescúporis I, como rei cliente romano, foi contemporâneo da crise sucessória romana tendo vivido sob quatro imperadores no ano 69: Galba, Oto, Vitélio e Vespasiano. Quando a crise passou com a ascensão da nova dinastia imperial dos Flavianos sob Vespasiano (69-79), Rescúporis viveu sob a tutela ainda de Tito (79-81) e Domiciano (81-96), em cujo governo faleceu (90 d.C.). No sob o governo de Vespasiano, os romanos construíram uma fortaleza, Charax, para proteger os empórios comerciais na península do Bósforo. Rescúporis I casou-se com uma mulher de nome desconhecido e tiveram um filho chamado Sauromates, que lhe sucedeu. Através Sauromates I, Rescúporis I teria vários descendentes no trono bosforano até meados do século IV. Entre seus descendentes, ele teria cinco reis que levariam seu nome.
3303 Rhescuporis I Regnum Bosporanum Stater AV
Moeda bosforana com as efígies de Rescúporis do imperador Domiciano

FONTES:
http://en.wikipedia.org/wiki/Tiberius_Julius_Rhescuporis_I
http://en.wikipedia.org/wiki/Eunice_(Bosporan_queen)
http://hourmo.eu/29_Regnum_Bosporanum/Rhescuporis_I/3980_Rhescuporis_I_AE.html
http://www.beastcoins.com/BosporusKingdom/Bosporus-Kingdom.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário