segunda-feira, 18 de junho de 2012

MITRÍDATES DE PÉRGAMO (47-44 a.C.)

Mitrídates de Pérgamo foi um pretenso rei do Bósforo e da Cólquida entre 47 e 44 a.C. Ele é conhecido também como Mitrídates II do Bósforo em alusão ao primeiro soberano chamado Mitrídates a governar o Bósforo Cimeriano, Mitrídates VI do Ponto, e também de Mitrídates I do Bósforo em alusão a Mitrídates II do Bósforo, que reinará posteriormente. Mitrídates de Pérgamo era filho de Menódoto, um cidadão rico de Pérgamo, com Abodogiona da Galácia, filha de Dejótaro, tetrarca da tribo gálata dos trocmos, e irmã de Brogítaro, que foi tetrarca do mesmo povo. Em certa ocasião, a princesa gálata foi resgatada de envenenamento em um banquete e tornou-se amante do rei Mitrídates VI do Ponto, com o qual teve dois filhos: Mitrídates e uma filha também chamada Abodogiona. Presume-se então que embora o pai legal de Mitrídates fosse Menódoto seu pai biológico seja o rei do Ponto, o qual o levou a sua corte e, em seguida, para seu acampamento durante suas guerras contra Roma. Com o tempo, assim como os outros filhos de Mitrídates VI, Mitrídates de Pérgamo passou para o lado romano. Em 64 a.C. ele recebeu a soberania sobre sua cidade natal, Pérgamo.
2334 Panticapaeum Bosporus Cimmerius AE
Moeda bosforana do reinado de Fárnaces II
Em 48, ele ganhou o favor de Júlio César, levantando soldados na Síria e na Cilícia para fortalecer o exército do ditador romano no momento da guerra de Alexandria, no Egito. Mitrídates capturou a cidade egípcia de Pelúsio, mas foi preso ao tentar atravessar o Nilo. Apoiado por um contingente de judeus liderados por Antípatro, pai do futuro rei judeu Herodes, o Grande, ele participou da vitória final de César sobre o exército do rei egípcio Ptolomeu XIII. Em 63, Fárnaces, filho de Mitrídates VI e portanto meio-irmão de Mitrídates de Pérgamo, fora confirmado por Roma como rei do Bósforo Cimeriano e do Ponto em troca de sua colaboração na derrota de seu pai. Porém, ele começo a expandir seus domínios e a agir independente das orientações romanas, o que não tardou em gerar conflito entre os dois povos. Sendo assim, em 47 a.C., César, acompanhado de Mitrídates, deixou o Egito e viajou pela Síria, Cilícia e Capadócia para combater Fárnaces que supostamente havia cometido várias atrocidades contra cidadãos romanos.
A campanha de César da qual Mitridates participou em Alexandria e Zela.
Após a vitória romana, Mitrídates foi nomeado por César rei do Bósforo. Fárnaces, que fugira para o Bósforo, foi morto em batalha por seu antigo general Asandro, o qual casou-se com a filha de Fárnaces, Dínamis. O casal assumiu o governo do Bósforo. Porém, Mitrídates cruza o mar Negro e luta para ter o domínio do reino que lhe foi confiado. Porém, em 44 a.C., Júlio César é assassinado e seu sucessor, César Otávio, confirma o reino para Asandro e Dínamis. Mitrídates abdicou de suas pretensões e pouco depois faleceu. Mitrídates de Pérgamo teve uma breve aparição no filme Cleópatra (1963) onde foi interpretado pelo ator italiano Furio Meniconi.

FONTES:
http://fr.wikipedia.org/wiki/Mithridate_de_Pergame
http://en.wikipedia.org/wiki/Mithridates_I_of_the_Bosporus
http://www.hourmo.eu/22_Crimea_&_Cimmerian_Bosporus/Pantikapaion/2334_Pantikapaion_AE.html
http://osreisdoponto.blogspot.com.br/2009/02/farnaces-ii-63-47-ac.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário