terça-feira, 17 de julho de 2012

RESCÚPORIS II (211-227 d.C.)

Tibério Júlio Rescúporis Filocésar Filorromano Pieodoso, mais conhecido como Rescúporis II, foi um rei do Bósforo Cimeriano e sucessor do rei Sauromates II e era de ascendência grega, iraniana, trácia e romana. O nome de Rescúporis tem como referência o rei bosforano anterior, Rescúporis I, que reinara entre 69 e 90 d.C., bem como um monarca da Trácia de mesmo nome de quem era descendente. Rescúporis II era o primogênito do rei Sauromates II. Seu irmão era Cótis III. Quando Sauromates II morreu em c. 210/211, Rescúporis II sucedeu ao seu pai. Ele reinou até sua morte em 227. Como seus antecessores adotou os prenomes Tibério Júlio e como seu pai adotou os epítetos Philocaesar (filocésar, amigo de César, nome oficial do imperador romano), Philoromaios (filorromano, amigo dos romanos) e Eusebes (piedoso, devoto aos deuses). 
1324 Rhescuporis II Regnum Bosporanum AE
Moeda com a efígie de Rescúporis II e a imagem da deusa Afrodite
Em moedas a inscrição em grego é ΒΑΣΙΛΕΩΣ ΡΗΣΚΟΥΠΟΡΙΔΟΣ (BASILEOS RHESKOUPORIADOS), isto é, pertencente ao rei Rescúporis. Uma inscrição bosforana datada de 220, acerca da restauração de um pórtico, traz a seguinte informação sobre Rescúporis II: "À boa fortuna. Sob o rei Tibério Júlio Rescúporis, filho do grande rei Sauromates, amigo dos Césares e amigo dos romanos, o piedoso, Beibios, filho de Achaimenes, filho de Beibios, o capitão, reconstruiu a partir das bases o pórtico arruinado pela guerra, e restaurado por sua conta para o seu país sob o nessarca Poplios, filho Antimachos, filho de Demétrios. Aos cuidados, de Hélios, filho de Menes, em 517, o primeiro do mês de Loios ".
File:Karabi mountain plateau.jpg
Montanha do planalto de Karabi na Crimeia, outrora, a península do
Quersoneso onde ficava situado o reino do Bósforo Cimeriano
Durante seu reinado, Rescúporis II co-governou com seu filho Rescúporis III. Ele foi contemporâneo dos imperadores romanos Caracala (211-217), Macrino (217-218), Heliogábalo (218-222) e Alexandre Severo (222-235), dos quais era vassalo. Desde o rei Mitrídates de Pérgamo (47 a.C.), o reino do Bósforo era um Estado cliente do Império Romano e paga-lhe, pelo menos, um tributo anual. Pouco se sabe sobre a vida e o reinado de Rescúporis II. No ano de sua morte e seu filho também morreu e Rescúporis II foi sucedido por seu irmão Cótis III.
FONTES:
http://www.persee.fr/web/revues/home/prescript/article/crai_0065-0536_2006_num_150_1_86934
http://fr.wikipedia.org/wiki/Rhescuporis_II_du_Bosphore
http://en.wikipedia.org/wiki/Tiberius_Julius_Rhescuporis_II
http://hourmo.eu/29_Regnum_Bosporanum/Rhescuporis_II/1324_Rhescuporis_II_AE.html
http://en.wikipedia.org/wiki/Crimean_Mountains

Nenhum comentário:

Postar um comentário