domingo, 10 de junho de 2012

SAUMACO (108-107 a.C.)

Saumaco foi o chefe de uma rebelião de escravos citas e governante do Reino do Bósforo pelo breve período de seis meses entre 108 e 107 a.C. A única fonte que dispomos dessa revolta e sobre Saumaco é uma inscrição encontrada nas ruínas da cidade de Queroneso (nos subúrbios da moderna Sebastopol, Ucrânia). A inscrição é em honra de Diofanto, general de Mitrídates VI Eupátor, rei do Ponto. Cercada por citas e sármatas (os roxolanos), a cidade de Quersoneso pediu ajuda ao rei do Ponto em troca de sua independência.
Sítio arqueológico de Quersoneso em Sebastopol, Ucrânia
 Mitrídates envia seu general Diofanto que livra a cidade. Diofanto, em sua campanha, marcha em direção a Panticapeia onde o rei do Bósforo, Perisades V, tornar-se vassalo de Mitrídates em troca de proteção para seu reino. Presume-se que isso tenha causando grande descontentamento no povo. Sendo assim, eclodiu uma revolta de escravos, liderada por Saumaco, que era alumnus (escravo doméstico) do soberano. Saumaco assassina Perisades e Diofanto teve que fugir para também não ser morto. Perisades V foi último rei da dinastia dos Espartócidas que governava a região há cerca de 430 anos.
File:Scythian comb.jpg
Representação de guerreiros citas num pente de ouro
Saumaco tornou-se assim o senhor do reino, esse, porém, reduzido as cidades de Teodósia e Panticapeia. Mandou cunhar a inicial de seu nome na fronte da efígie do deus-sol Hélios que era usualmente retratado nas moedas bosforanas. Enfim, Diofanto retornou, à frente de um exército, tomou as cidades de Teodósia e Panticapéia. Saumaco foi capturado e enviado ao reino de Mitrídates. Não sabe sobre seu fim. Agora o novo soberano do Bósforo Cimeriano era o rei do Ponto, Mitrídates VI Eupátor.


FONTES:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Saumaco
La formación del Imperio Romano editado por Pierre Grimal em www.books.google.com.br
http://www.chersonesos.org/images/ct3.jpg
http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Scythian_comb.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário