terça-feira, 17 de julho de 2012

RESCÚPORIS III (211-227 d.C.)

Tibério Júlio Rescúporis Filocésar Filorromano Pieodoso, mais conhecido como Rescúporis III, foi um rei do Bósforo Cimeriano juntamente com seu pai, Rescúporis II, e sucessor do rei Sauromates II. Ele era de ascendência grega, iraniana, trácia e romana. O nome de Rescúporis tem como referência, além de seu pai, um rei bosforano anterior, Rescúporis I, que reinara entre 69 e 90 d.C., bem como um monarca da Trácia de mesmo nome de quem era descendente. Rescúporis III era o primogênito do primeiro do rei Rescúporis II.
3960 Rhescuporis II Regnum Bosporanum Stater EL
Moeda com as efígies de Rescúporis II, pai de Rescúporis III
e do imperador romano Heliogábalo
Quando Sauromates II morreu em c. 210/211, Rescúporis II o sucedeu e Rescúporis III foi associado ao trono de seu pai também como rei. Ele reinou de 211 até sua morte em 227. Como seus antecessores adotou os prenomes Tibério Júlio e como seu pai adotou os epítetos Philocaesar (filocésar, amigo de César, nome oficial do imperador romano), Philoromaios (filorromano, amigo dos romanos) e Eusebes (piedoso, devoto aos deuses). Em moedas a inscrição em grego é ΒΑΣΙΛΕΩΣ ΡΗΣΚΟΥΠΟΡΙΔΟΣ (BASILEOS RHESKOUPORIADOS), isto é, pertencente ao rei Rescúporis.
Moeda bosforana com a efígie de Rescúporis III e sua representação
num cavalo como rei segurando um cetro
Ele foi contemporâneo dos imperadores romanos Caracala (211-217), Macrino (217-218), Heliogábalo (218-222) e Alexandre Severo (222-235), dos quais era vassalo. Desde o rei Mitrídates de Pérgamo (47 a.C.), o reino do Bósforo era um Estado cliente do Império Romano e paga-lhe, pelo menos, um tributo anual. Pouco se sabe sobre a vida e o reinado de Rescúporis III. Em 221 em Amastris (a atual Amasra na Turquia), uma cidade portuária localizada no Mar Negro, havia uma inscrição honorífica dedicada ao rei Rescúporis III: "Rei do Bósforo e dos povos circundantes, philoromaios [amigo dos romanos], e philhellen [amigo dos helenos, os gregos]." Ele morreu no mesmo ano em que seu pai, 227 d.C., e foram sucedidos por Cótis III, irmão de Rescúporis II e tio paterno de Rescúporis III.

FONTES:
http://en.wikipedia.org/wiki/Tiberius_Julius_Rhescuporis_III
http://hourmo.eu/29_Regnum_Bosporanum/Rhescuporis_II/3960_Rhescuporis_II_Stater_EL.html
http://www.wildwinds.com/coins/greece/bosporos/kings/rheskuporis_III/t.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário