quinta-feira, 31 de maio de 2012

PRITANIS (310 a.C.)

Pritanis foi um rei do Bósforo Cimeriano. Seu breve reinado se deu em 310 a.C. e é descrito no relato de Diodoro da Sicília (Bibliotheca Historica XX, 24). Pritanis foi o segundo filho de Perisades I e sucedeu seu irmão mais velho Sátiro II. Em 311 Sátiro II ascendeu ao governo do Bósforo Cimeriano. Seu irmão caçula, Eumelo, arregimentou um grande exército a partir dos povos vizinhos e pretendia tomar o poder. Sátiro e Eumelo se enfrentaram na Batalha do Rio Thates (310 a.C.) e embora Sátiro tenha vencido a batalha, foi gravemente ferido no cerco da fortaleza de Eumelo e teve que se retirar para a cidade de Gargaza, morrendo pouco depois.
431 Trácia Pantikapaion Stater AV
Estáter do século IV a.C. oriundo de Panticapeu com a
efígie do deus Pan e um grifo, que era símbolo da cidade
Seu corpo foi levado para Panticapeu onde Pritanis deu-lhe um funeral magnífico e depositou seu corpo nos túmulos reais. Em seguida, ele foi rapidamente a Gargaza, onde assumiu o comando do exército, que estava sob as ordens de Menisco, chefe dos mercenários. Eumelo envia uma delegação para pedir a Pritanis sua parte no reino, mas o último se recusa a compartilhar qualquer coisa. Considerando-se senhor da situação, Pritanis deixa uma guarnição em Gargaza  e volta a Panticapeu para consolidar sua realeza. Neste mesma época, Eumelo, apoiado pelos bárbaros, toma Gargaza e várias outras cidades e praças ao redor.
Vaso oriundo de Panticapeu retratando uma caçada a javalis
Pritanis marcha ao encontro de seu irmão, mas foi derrotado na batalha e então ficou retido em um istmo próximo ao Lago Meótida (Palus Maeotis, o atual Mar de Azov) e forçado a se render. Sob os termos da rendição, Pritanis libera o seu exército e renuncia ao trono. No entanto, de volta a Panticapeu, a residência habitual dos reis do Bósforo, faz outra tentativa de recuperar o poder, mas derrotado, fugiu para a cidade de Cepos (Kepoi, “os Jardins”), na península de Taman, onde é assassinado. Eumelo elimina aos partidários de Sátiro e Pritanis, bem como a seus filhos, exceto, Perisades, filho mais novo de Sátiro II, que foge a cavalo e se refugia com Agaro, chefe de uma tribo cita. Nada mais se sabe sobre ele. Sem rivais, Eumelo assume sozinho o trono do Bósforo Cimeriano.


FONTE:
http://fr.wikipedia.org/wiki/Pritanis_du_Bosphore
http://penelope.uchicago.edu/Thayer/E/Roman/Texts/Diodorus_Siculus/20B*.html
Los héroes y las grandezas de la tierra de Fernando Patxot y Ferrer em http://books.google.com
http://www.hermitagemuseum.org/html_En/03/hm3_1_4c.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário