quarta-feira, 25 de julho de 2012

TEOTORSES (278-309 d.C.)

Tibério Júlio Teotorses, também conhecido como Thothorses ou Fophors, foi um príncipe e rei do Reino Bosforano. Teotorses era o segundo filho do rei Teiranes. Embora seu nome seja de origem cita ou sármata, ele era de ascendência grega, trácia, iraniana e romana. Seu irmão mais velho era rei Sauromates IV, que cogovernou brevemente com seu pai antes de sua morte em 276. Em 278, durante o reinado de seu pai, Teotorses foi elevado por Teiranes a condição de corregente. Em 279, Teiranes morreu e Teotorses sucedeu-o como o único governante do Reino Bosforano, reinando de 278 até sua morte em torno de 308/309.
1057 Thothorses Regnum Bosporanum Stater AE
Moeda bosforana com as efígies do rei Teotorses
e do imperador Diocleciano
Em moedas sua inscrição é em grego ΒΑΣΙΛΕΩΣ ΘΟΘΩΡΣΟΥ (BASILEOS THOTHORSOU), isto é, pertencente ao rei Totorses. Reinado dos Teotorses foi contemporâneo à crise do Império Romano no século III e à Tetrarquia, sistema de governo introduzido pelo imperador Diocleciano em 293 no qual ele partilha o império com mais três imperadores. Uma inscrição datada de seu reinado menciona os imperadores tetrarcas Diocleciano e Maximiano
1508 Thothorses Regnum Bosporanum Stater AE
Moeda bosforana com as efígies do rei Teotorses
e do imperador Diocleciano
Durante o reinado de Teotorses grandes quantidades de chumbo foram adicionadas à cunhagem de bronze das moedas no Reino Bosforano. Além disso, pouco se sabe sobre a vida e o reinado de Teotorses. O nome da mulher de Teotorses é desconhecido, mas eles tiveram os seguintes filhos: Rescúporis VI, que tornou-se um corregente com seu pai em 303 e depois o sucedeu, Radamsades, que após a morte de Teotorses sucedeu seu pai como o segundo reI com seu irmão, Rescúporis VI; e, possivelmente Nana da Ibéria Caucasiana, que se tornou rainha país e depois uma santa cristã.

FONTES:
http://en.wikipedia.org/wiki/Tiberius_Julius_Theothorses
http://fr.wikipedia.org/wiki/Thothors%C3%A8s
http://hourmo.eu/29_Regnum_Bosporanum/Thothorses/Index_Thothorses.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário