terça-feira, 12 de junho de 2012

MACARES (70 – 66 a.C.)

Moeda do reinado de Macares
Macares foi um príncipe do reino do Ponto, filho do rei Mitrídates VI e Laodice, que chegou a ser rei do Bósforo Cimeriano de 70 a 66 a.C. Seu nome vem do grego Machares (Μαχάρης), mas é de origem persa e significa guerreiro. Desde o ano 82 a.C. Macares administra o Bósforo e a Cólquida como regente de seu pai. Durante a terceira guerra de Mitrídates contra Roma (73-63 a.C.), o rei pôntico foi derrotado na batalha de Cízico, cidade da Ásia Menor, ocorrida em 73 a.C. Após sua derrota para os romanos, Mitrídates requer de Macares reforços e auxílio, que nesse tempo eram prontamente fornecidos. Mitrídates fez de Macares rei do Bósforo em 70 a.C. visando que esse controlasse as tribos bárbaras entre a Cólquida e o Lago Meótida.
File:PonticKingdom.png
Mapa do Reino do Ponto: antes do reinado de Mitrídates VI (roxo escuro), depois de suas conquistas (roxo), e suas conquistas nas primeiras Guerras Mitridáticas (rosa). O Reino do Bósforo faz parte das primeiras conquistas do célebre rei pôntico.
Porém, depois dos fracassos contínuos de Mitrídates, ficou claro para Macares que a vitória final seria de Roma e os que estivessem com Mitrídates cairiam com ele. Assim, ele enviou uma embaixada ao general romano Lúcio Licínio Lúculo com uma coroa de ouro no valor de mil áureos como um presente, e pediu para se tornar um aliado de Roma. Esta aliança foi prontamente firmada por Lúculo, e como prova de sua sinceridade, Macares assistiu o general romano com suprimentos e assistência no cerco de Sinope. Não havia maneira mais clara de Macares dizer que renunciava a guerra de seu pai ajudando os inimigos dele a tomar a capital do reino do Ponto! Macares agora governava o Bósforo independente do Ponto. Não obstante, no Oriente, seu pai, apesar de contínuas derrotas, ainda lutava com os romanos. Mas, em 65 a.C., quando Mitrídates foi derrotado pelo novo comandante das forças romanas, Cneu Pompeu, adotou a resolução ousada de marchar com seu exército para o Bósforo, de onde pretende refazer-se e voltar a guerra.
O exército romano celebrando uma vitória
Macares ficou alarmado com a rapidez do avanço de Mitrídates e com as consequências de sua traição. Ele enviou mensageiros a seu pai alegando que agiu por necessidade. Conhecendo, todavia, o caráter implacável de Mitrídates, Macares foge, antes de obter qualquer resposta, de Panticapeu para a cidade de Quersoneso. Na fuga, Macares incendiou os navios para tentar impedir seu pai de segui-lo. Quando chegou em Panticapeu, Mitrídates construiu novos barcos e os enviou a Quersoneso. Sem esperanças de ser perdoado, Macares cometeu suicídio. Dio Cássio, historiador romano, ao contrário, relata que Mitrídates o enganou com promessas de segurança, e depois mandou matá-lo pelas mãos de seus próximos prometendo-lhes que não seriam punidos. De qualquer forma, Mitrídates volta agora a ser rei do Bósforo Cimeriano, embora tenha perdido seu reino na Ásia Menor.

FONTES:
http://en.wikipedia.org/wiki/Machares
http://www.livius.org/ap-ark/appian/appian_mithridatic_21.html#%A7102
http://www.museum.com.ua/en/istor/sev-vost/bospor/bospor.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário