quinta-feira, 26 de julho de 2012

RESCÚPORIS VI (303-342 d.C.)

Tibério Júlio Rescúporis, mais conhecido como Rescúporis VI foi o último rei do Reino Bosforano. Rescúporis VI era o primogêntio do rei Teotorses. O nome de Rescúporis tem como referência reis bosforanos anteriores: Rescúporis I (69 e 90 d.C.), Rescúporis II (211-227 d.C.), Rescúporis III (211-227 d.C.), Rescúporis IV (233-235 d.C.), Rescúporis V (240-276 d.C.) bem como um monarca da Trácia de mesmo nome de quem era descendente. Ele era de ascendência grega, iraniana, trácia e romana. Seu irmão mais novo era príncipe Radamsades. Em 303, Rescúporis VI tornou-se rei em conjunto com seu pai, Teotorses. Quando Teotorses morreu por volta de 308/309, Rescúporis assumiu o trono e seu irmão Radamsades também partilhou o trono como rei. Rescúporis VI governou de 303 até sua morte em 342.
1051 Rhescuporis V Regnum Bosporanum AE
Moeda bosforana com as efígies de Rescúporis VI e de um imperador romano
Em suas moedas aparece a inscrição em grego ΒΑΣΙΛΕΩΣ ΡΗΣΚΟΥΠΟΡΙΔΟΣ (BASILEOS RHESCOUPORIADOS), isto é, pertencente ao rei Rescúporis. Durante seu reinado diversos metais foram utilizados, incluindo o bronze para criar e cunhar moedas no Reino Bosforano. Ele foi contemporâneo da crise do sistema de governo romano pela tetrarquia e da ascensão do único monarca imperial, Constantino, o Grande, que governou o Império de 306 a 337 d.C. Quando Radamsades morreu em 323, Rescúporis VI tornou-se o único governante do Reino Bosforano. Pouco se sabe sobre a vida e o reinado de Rescúporis VI, sendo relevante que foi o último monarca de um reino que tinha cerca de 800 anos de existência. Desde meados do século III, os godos faziam uma grande pressão em torno do Bósforo Cimério e se tornaram uma ameaça mais letal do que os citas e sármatas, que há séculos circundavam as terras adjacentes, sem, no entanto, conquistá-las.
1068 Rhescuporis V Regnum Bosporanum AE
Moeda bosforana com as efígies de Rescúporis VI e de um imperador romano
e a representação de uma águia segurando uma grinalda no bico
Poucos e confusos são os informes sobre a queda do reino do Bósforo Cimério. Há o relato do imperador bizantino Constantino VII, do século X, de que o último rei do Bósforo foi Sauromates VI, que morreu em combate contra os habitantes da cidade de Quersoneso, ao oeste da Crimeia, que por fim ficaram com as terras bosforanas. Muitas são as teorias e os hipotéticos reis. Segue-se aqui a linha de que Rescúporis VI foi o último rei do Bósforo Cimério. O rei dos ostrogodos, Ermanarico conquistou o Reino Bosforano. Ermanarico matou Rescúporis VI e submeteu o reino e os cidadãos ao seu governo. Quando Rescúporis VI morreu, foi enterrado em um túmulo real na primeira cidade capital do Reino Bosforano, Panticapeu. Bens diversos foram colocados no túmulo com Rescúporis VI, que incluíam uma máscara dourada e placas de ornamento. A máscara de ouro e placas de ornamento que foram colocados no túmulo de Rescúporis VI estão agora em exposição no Museu Hermitage, São Petersburgo, Rússia.

FONTES:
http://hourmo.eu/29_Regnum_Bosporanum/Rhescuporis_V/Index_Rhescuporis_V.html
http://en.wikipedia.org/wiki/Tiberius_Julius_Rhescuporis_VI

Nenhum comentário:

Postar um comentário