quarta-feira, 25 de julho de 2012

TEIRANES (275-279 d.C.)

Tibério Júlio Teiranes, também possivelmente conhecido como Gaius Julius Teiranes ou simplesmente Teiranes, foi um príncipe e rei do Reino Bosforano. Segundo a historiografia tradicional, Teiranes é o terceiro filho do rei Rescúporis V. Ele era de ascendência grega, trácia, iraniana e romana. Durante o seu reinado, Rescúporis V (240-276 d.C.) cogovernou com seus três filhos: Farsanzes (253-254), Synges (258-275) e Teiranes (275-279). Rescúporis V morreu em 276 e foi sucedido por seu terceiro filho, Teiranes. Há quem pense que Farsanzes, Synges e Teiranes não sejam filhos de Rescúporis V e que na realidade seriam usurpadores de origem cita. Uma evidência seria a não repetição dos nomes dinásticos tradicionais dos reis aspúrgidas e uma passagem obscura da obra Historia Nova do historiador bizantino Zósimo. Mas essa tese não tem prosperado entre os historiadores. Na realidade, as fontes do período são poucas e confusas.
2749 Teiranes Regnum Bosporanum AE
Moeda bosforana com as efígies de Teiranes e do imperador romano (Probo?)
Segundo a hipótese tradicional, Teiranes sucedeu a Synges, que morreu por volta de 275, como o terceiro corregente com seu pai Rescúporis V. Mais tarde, em 276, o pai de Teiranes morreu e ele o sucedeu. Teiranes governou como rei do Bósforo Cimério de cerca de 276 até sua morte em 279. Sua inscrição nas moedas em grego é ΒΑΣΙΛΕΩΣ ΤΕΙΡΑΝΟΥ (BASILEOS TEIRANOU), isto é, pertencente ao rei Teiranes. Ele foi contemporâneo do imperador romano Probo (276-282 d.C.) durante a crise do terceiro século no Império Romano. Esse foi um período em que vários líderes eram proclamados imperadores e disputavam o trono imperial.
Mottled jasper scaraboid, de Phanagoria (Taman Península)
Artefato do século V a.C. de autoria de Dexamenos proveniente
de Fanagória, que no século II d.C. se tornaria a capital bosforana
Durante seu reinado, uma liga de cobre foi adicionada às moedas de bronze e de prata que foram cunhadas no Reino Bosforano. Pouco se sabe sobre a vida e o reinado de Teiranes.Durante o seu curto reinado, Teiranes cogovernou com seu primeiro filho, Sauromates IV, que morreu ainda em 276. Quando Teiranes morreu em 279, ele foi sucedido por seu segundo filho Teotorses.

FONTES:
http://en.wikipedia.org/wiki/Tiberius_Julius_Teiranes
http://hourmo.eu/29_Regnum_Bosporanum/Teiranes/2749_Teiranes_AE.html
http://www.beazley.ox.ac.uk/gems/styles/classical/dexamenos.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário