terça-feira, 10 de julho de 2012

CÓTIS I (45 – 63 d.C.)

Tibério Júlio Cótis Filocésar Filorromano Eusebes, também conhecido como Cótis I foi um rei do reino do Bósforo Cimeriano. Cótis foi o segundo filho dos reis bosforanos Aspurgo e Gepepiris. Seu irmão mais velho foi o rei que o precedeu, Mitrídates III. Por parte de pai, Cótis era descendente do grande rei do Ponto e do Bósforo Mitrídates VI Eupátor bem como tinha ascendência sármata por parte de sua avó, Dínamis. Por parte de mãe, Mitrídates era descendente da casa real dos sapeanos que governava a Trácia bem como do triúnviro romano Marco Antônio. O nome Cótis (em grego Κότυς Kotys) era um nome popular entre os reis trácios e era o nome do avô de Cótis I. Estava associado a deusa Cotito uma deusa ligada a cultos orgiásticos. Mas o nome faz referência a combate, guerra. Desde o rei Mitrídates de Pérgamo (47 a.C.), o reino do Bósforo era um Estado cliente (vassalo) do Império Romano. Quando Aspurgo morreu em 38, Mitrídates tornou-se governante conjuntamente com sua mãe, Gepepiris. Algum tempo antes de 45, o imperador romano Cláudio concedeu a Mitridates governar sozinho o Reino do Bósforo, reconhecendo-o e nomeando-o como o legítimo rei. Em 45, por razões desconhecidas, Cláudio depôs Mitrídates do trono do Bósforo e substituiu-o por seu irmão mais novo Cótis I. Conforme a tradição dinástica Cótis adotou os prenomes de Tibério Júlio como seus predecessores e acresceu ao seu nome os epítetos de Philocaesar (filocésar, amigo de César, título do imperador romano) Philoromaios (filorromano, amigo dos romanos) e Eusebes (piedoso).
3585 Cotys I Regnum Bosporanum AE
Moeda do reinado de Cótis I com as efígies
do imperador Cláudio e sua esposa Agripina.
Cláudio retirou a guarnição romana sob Aulo Dídio Galo do Reino do Bósforo, mas algumas poucas coortes romanas foram deixadas com o cavaleiro romano Caio Júlio Áquila no reino. Mitridates não se conformou com a situação e tentou recuperar o seu trono contando com a inexperiência e juventude de Cótis e o número reduzido de soldados romanos. Mitrídates conseguiu uma coligação com várias tribos locais e desertores para serem seus aliados bem como formar um exército para declarar guerra à Cótis I e Áquila. Ele expulsou o rei dos dandáridas e tomou seu o país, perto da Cólquida. A ele se aliou ainda Zorsine, rei dos siraces, tribo sármata. Quando Cótis I e Áquila souberam do conflito que se avizinhava, temeram que a invasão fosse iminente. Também buscaram apoio nas tribos locais, conseguindo suporte de Eumones, chefe dos adorsos. Em seguida, o exército avançou na formação regular, com os adorsos na parte traseira, enquanto que o centro foi reforçado pelas coortes e as tropas nativas do Bósforo com armas romanas. Os exércitos de Mitrídates enfrentaram os exércitos Cótis e Áquila, os quais foram vitoriosos. Assim que o inimigo foi derrotado, e chegaram a Soza, uma cidade da Dandárica que Mitrídates havia abandonado, onde pensava-se conveniente deixar uma guarnição. Em seguida, eles marcharam sobre os siraces e depois de atravessar o rio Panda sitiaram a cidade de Uspe. Os sitiados enviaram uma embaixada pedindo misericórdia para os nascidos livres e oferecendo dez mil escravos. Como teria sido desumano matar os prisioneiros, e muito difícil mantê-los sob guarda, os conquistadores rejeitaram as ofertas e preferiram que perecessem pela guerra. A destruição de Uspe causou grande temor nos adversários de Cótis e dos romanos, que desistiram de continuar a enfrentá-los.
3717 Cotys I Regnum Bosporanum AE
Moeda bosforana com as efígies de Cótis I
 e Germânico, filho do imperador Cláudio.
Zorsines, considerando a queda iminente de Mitrídates e de seu próprio reino, deu reféns como garantia e prostrou-se diante da imagem do Imperador. Isso foi consiedrado uma grande glória para o exército romano, pois tiveram uma vitória sem derramamento de sangue após uma marcha de três dias do rio Tanais (atual rio Don na Rússia). Porém, em seu retorno não tiveram tanta sorte, pois alguns dos seus navios foram levados às margens dos tauros e tomados pelos bárbaros, que mataram o comandante de um grupo e diversos outros. Mitrídates sabia que a resistência era inútil e pretendia buscar uma reconciliação com Roma. Ele não confiava em Cótis seu irmão, que considerava um traidor e inimigo. Nenhum romano estava no local com autoridade suficiente para garantir-lhe qualquer promessa. Então ele se virou para Eunones, que não tinha animosidade pessoal contra ele, e tinha recentemente reforçado sua aliança com os romanos. Sendo assim, Eunones enviou emissários a Cláudio em Roma com uma carta de Mitrídates solicitando o perdão imperial. Por fim, Mitrídates foi capturado, mas não foi condenado à morte (como era de se esperar) sendo apenas exilado.
1083 Bosporus Kotys I AE
Moeda do reinado de Cótis I com as efígies
do imperador Nero e de sua mãe Agripina
De 45 até 63, Cótis I reinou como rei cliente romano do Reino Bosforano. Cótis casou-se com uma nobre grega chamado Eunice, de quem teve um filho chamado Rescúporis, nome dado em homenagem ao rei trácio Rescúporis II, que era parente de Cótis. As dinastias precedentes (Arqueanáctidas e Espartócidas) eram gregas com elementos citas e buscavam se vincular as origens gregas como demonstram os vínculos dessas dinastias com a cidade de Atenas. Os Mitridátidas, embora adotassem a língua e costumes gerais dos gregos, vinculuram a sua origem ao reino do Ponto. Inicialmente os Aspúrgidas honravam sua origem pôntica. Agora com Cótis, os Aspúrgidas passarão a honrar seu vínculo com a casa real da Trácia de quem descendiam por meio da rainha Gepepiris. Em 63 por razões desconhecidas, o imperador Nero depôs Cótis I do seu trono. Talvez Nero quisesse minimizar o papel, poder e influência de governantes clientes locais e fez com que o Reino Bosforano fosse completamente regulado pelo Estado romano. Seu destino é desconhecido depois. O Reino Bosforano foi incorporado como uma parte da província romana da Mésia Inferior (onde hoje estão situados os países da sérvia e Bulgária) entre os anos 63 e 68. Em 68, o novo imperador romano Galba restaurou o Reino Bosforano para Rescúporis I.

FONTES:
http://en.wikipedia.org/wiki/Tiberius_Julius_Cotys_I
http://hourmo.eu/29_Regnum_Bosporanum/Kotys_I/Index_Kotys_I.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário