quinta-feira, 10 de maio de 2012

ARQUEANAX (c. 480 - ? a.C.)

Muito pouco se sabe sobre os primeiros reis do Bósforo Cimeriano. Segundo o testemunho dos escritores clássicos greco-romanos, o reino foi fundado por Arqueanax, provavelmente um arconte (magistrado, líder político) da cidade de Panticapeu, que se proclamou rei e fundou o reino do Bósforo Cimeriano. Seus descendentes e sucessores formaram a primeira dinastia reinante do Bósforo, os Arqueanáctidas.
File:Panticapaeum.Prytaneion-1.jpg
Ruínas do prytaneion (sede do poder executivo da cidade) de Panticapeu
Arqueanax poderia ter sido um strategos (general) de uma liga de colônias gregas do Bósforo, a qual se transformou em uma tirania (como ocorreu nas colônias gregas da Sicília com os tiranos Dionísio e Gelon ). O tipo tirânico do poder de Arqueanax é evidente pelos termos usados ​​pelo historiador grego Diodoro Sículo ao descrever o governo dos Arqueanáctidas. Diodoro chama-os de βασιλεύσαντες, basileusantes, que significa "reinante" e define o seu poder como αρχή (arché), embora os pesquisadores assinalem que Diodoro modernizou o passado chamando os Arqueanáctidas e a dinastia seguinte, os Espartócidas, de reis, mas que de fato não eram, apesar da natureza aristocrática do seu governo. É possível que as cidades de Ninfeu e Teodósia na Crimeia  deixaram a liga durante o estabelecimento da tirania arqueanáctida, porém foram posteriormente anexadas ao reino do Bósforo, pela dinastia seguinte.
File:Bosporan Kingdom growth map-fr.svg
A expansão do reino do Bósforo: na parte mais escura, o reino sob os Arqueanáctidas
 Os historiadores pensam que a unidade das colônias gregas foi necessária em face do perigo vindo das tribos vizinhas bárbaros, das quais a mais poderosa era a dos citas. Após a fracassada campanha do rei persa Dario I (549-486 a.C.) contra os citas em ca. 519 a.C., esses começaram a se expandir e, consequentemente, ameaçaram as cidades do Bósforo também. Heródoto (485-420 a.C.) em sua obra História (4.48) relata as migrações anuais dos citas da Crimeia até a região conhecida como Síndica (terra dos sindos) através do estreito do Bósforo congelado, ou seja,  através do território das cidades gregas bosforanas. Os dados arqueológicos mostram que muitos assentamentos gregos sobre este itinerário sofreram destruições nas duas primeiras décadas do século V a.C.
Representação de um cavaleiro cita
Claramente, o fato de que muitas cidades bosforanas levantaram muralhas e fortificações, pela primeira vez deve ser ligado a essa situação. Para proteger as cidades do Bósforo dos citas nômades da Crimeia, uma muralha de 25 km de comprimento (a chamado chamada muralha Tyritake) foi erguida durante o reinado dos Arqueanáctidas. Além disso, os estreitos contatos econômicos entre essas cidades contribuíram para a sua integração (por exemplo, a cunhagem de Panticapeu foi utilizada em todas as cidades bosforanas.
Ruínas da muralha Tyritake
 Os Arqueanáctidas são entendidos como um clã aristocrático. Arqueanax, um dos membros do clã poderia ter sido um dos primeiros colonos, ou até mesmo o fundador de Panticapeu. Supõe-se que eles se originaram de Mileto ou Mitilene na Ásia Menor, porque o nome do Arqueanax foi encontrado em ambos as cidades. O reinado dos Arqueanáctidas foi uma época de florescimento econômico. Cidades foram fundadas, partes antigas das cidades foram replanejadas e novos templos e altares foram construídos junto com as novas estruturas defensivas. Um grande avanço na produção de cerâmica, metalurgia e joalheria foi alcançado. Em Panticapeu um templo monumental a Apolo foi construído. Esse templo tornou-se o centro religioso do Reino Bosforana. Moedas com inscrições como ΑΠΟΛ (APOL) indicam a influência do templo de Apolo.
Moeda de Panticapeu (c. de 437-380 a.C.) com a efígie
de um leão e a inscrição  ΑΠΟΛ  (APOL)

FONTES:
http://chowkafat.net/Chron/Chron2e.html
 http://blacksea.ehw.gr/forms/fLemmaBodyExtended.aspx?lemmaID=10766
http://www.360cities.net/search/@tags-kerch
http://ancient-tides.blogspot.com.br/2008/08/warmer-climate-threatens-scythian.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário