sábado, 7 de julho de 2012

GEPEPIRIS (38-39 d.C.)

Gepepiris (pelo latim Gepaepyris do grego Γηπαιπυρεως: Gepaipyreos) foi uma princesa da Trácia e uma rainha do Reino Bosforano, então um Estado cliente (vassalo) de Roma. Gepepiris era a primeira filha e estava entre os filhos dos reis da Trácia Cótis VIII e Antonia Trifena. Seus avós maternos eram os reis do Ponto Polemon I e Pitodoris enquanto seus avós paternos eram os reis trácios Remetalces I e Pitodoris da Trácia. Através de sua avó materna, ela era descendente do triúnviro romano Marco Antônio e foi relacionada a vários membros da dinastia júlio-claudiana (a primeira a governar o Império Romano). Assim Gepepiris trazia em seu sangue a nobreza romana e a realezas da Trácia e do Ponto.
Moeda bosforana com as efígies de Aspurgo e Gepepiris
Gepepiris não é mencionada por quaisquer fontes antigas. O que se sabe desta princesa trácia, veio de sobreviver inscrições a partir do Reino Bosforano, da antiga cidade grega de Cízico (na Turquia moderna) e da evidência numismática. Cízico tornou-se a segunda residência de sua família, onde Gepepiris cresceu. Das moedas que conhecemos, o seu título real era Rainha Gepepiris (ΒΑΣΙΛΙΣΣΗΣ ΓΗΠΑΙΠΥΡΕΩΣ). Pouco se sabe sobre a vida de Gepepiris. Ela casou-se, o rei do Bósforo Cimeriano, Tibério Júlio Aspurgo. O Reino Bosforano foi o Estado vassalo de Roma que persistiu por mais tempo. Muitos se tornaram províncias do Império, mas o Reino Bosforano só veio a cair quando das invasões bárbaras no século IV. Aspurgo era filho dos reis bosforanos Asandro e Dínamis.
Moeda do reinado de Dínamis, rainha do Bósforo, mãe de Aspurgo
Aspurgo se casou Gepepiris aparenemente por fins diplomáticos. Como ela era neta do finado rei Polemon I, que governara o Bósforo antes de Aspurgo, que era de outra família real, o casamento pacificava questões dinásticas e sucessórias quanto ao trono bosforano. Gepepiris deu a Aspurgo dois filhos que foram: Tibério Júlio Mitrídates, o qual foi assim chamado em honra de Mitrídates VI, célebre rei do Ponto e do Bósforo do qual descendia Aspurgo, e Tibério Júlio Cótis I, assim chamado em homenagem ao seu falecido avô materno, o rei da Trácia Cótis VIII. Quando Aspurgo morreu em 38, Gepepiris governou com seu primeiro filho Mitrídates até 45. Mais tarde, seu outro filho, Cótis, os sucedeu.
Königreich Bosporus Gepaepyris, 37/38 - 38/39 n. Chr. Bronze 37 - 38 sehr schön
Moeda do reinado de Geperis com as efígies da rainha e da deusa Afrodite

FONTES:
http://en.wikipedia.org/wiki/Gepaepyris
http://fr.wikipedia.org/wiki/Gepaepyris
http://www.icollector.com/BOSPOROS-Gepaepyris-queen-37-39-AD-AE-12-nummia-7-36g_i11646250
http://www.museum.com.ua/en/istor/sev-vost/bospor/bospor.htm
http://www.numismall.com/CyberNumis/BOSPOROS-Gepaepyris-38-39AD-AE-12-Nummia-7.38g-23.8mm-Obv.-Bust-of-Aspurgus-r.Rev.Veiled-and-dr.-femaile-bust-r.-wearing-kalathos-behind-IB-good-VF.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário