quarta-feira, 2 de maio de 2012

HISTÓRIA - PARTE II

A Colonização Grega 
Durante os séculos VII e VI. a.C, os gregos fundaram muitas colônias ao longo da costa do Mar Negro, sendo especialmente intensa a colonização da atual península da Crimeia. Os gregos desenvolveram intenso comércio baseado nos produtos obtidos a partir da pesca do atum, no trigo e nas peles, entrando em contato com os cimérios ali estabelecidos e gradualmente se movendo para o interior. Desde o VIII século a.C., os citas, um povo nômade iraniano a quem os gregos chamavam de skythai, se estabeleceram ao norte do Mar Negro, alargando-se progressivamente à bacia inferior do rio Dnieper, região correspondente ao centro e ao sul da Ucrânia. As tribos citas do sul do Dnieper tornaram-se sedentárias, dedicando-se principalmente à agricultura, começando neste momento os contatos entre gregos e citas através de relações comerciais estabelecidas pela hidrovia importante do rio Dnieper, ao qual os gregos chamavam de Boristenes.
Fichier:Ancient Greek Colonies of N Black Sea-fr.svg
As colônias gregas do Bósforo Cimeriano
A colonização grega foi predominantemente jônica, isto é, proveniente dos gregos que habitavam a costa oeste da Anatólia (atual Turquia), impulsionada principalmente pela cidade de Mileto, que fundou cidades como Panticapeu e Ólbia, essa na foz do rio Dnieper, que atingiu seu apogeu no século VI a.C. Os dórios (gregos mormente europeus) também participaram da colonização do Bósforo cimério, embora em um nível menor de assentamentos, fundando dentre outras, as cidade de Quersoneso no início do VI século, com sede perto da atual Sebastopol.
Crimean Peninsula. Novy Svet.
Costa da Crimeia em Novyi Svit: outrora pertencente ao reino do Bósforo
Sendo assim, a região inteira foi pontilhada por cidades gregas: do lado oeste, Panticapeu (Pantikápaion, atual Kerch na Ucrânia), a líder de todas e futura capital do reino, Ninfeu (Nýmphaion) e Mirmécio (Myrmekion); no lado leste, Fanagória (Phanagoria, a segunda capital), Cepos (Kepoi), Hermonassa, Porto Síndico e Gorgípia. Estas colônias gregas eram em sua maioria oriundas de milesianos (gregos da cidade de Mileto na Anatólia): Panticapeu, foi fundada no VII ou no início do século VI a.C., mas Fanagória (c. 540 a.C.) foi uma colônia de oriunda da cidade de Teos (na Jônia, Ásia Menor), e Ninfeu tinha alguma ligação com Atenas - pelo menos parece ter sido um membro da Liga de Delos (confederação de cidades-estado gregas contra o Império Persa sob a liderança de Atenas).

FONTES:
http://en.wikipedia.org/wiki/Bosporan_Kingdom
http://es.wikipedia.org/wiki/Reino_del_B%C3%B3sforo
http://fr.wikipedia.org/wiki/Royaume_du_Bosphore
http://books.google.es/books?id=qRJFAAAAYAAJ&dq=b%C3%B3sforo+cimmeriano&hl=pt-BR&source=gbs_navlinks_s

Nenhum comentário:

Postar um comentário