terça-feira, 26 de junho de 2012

ASANDRO (47-17 a.C.)

Asandro (110 - 17 a.C.) foi um aristocrata e um homem do alto escalão do Reino Bosforano, o qual governou de 47 a 17 a.C. juntamente com sua esposa, a rainha Dínamis. Devido a sua associação com Roma ele foi chamado de Άσανδρoς Φιλοκαισαρ Φιλορώμαίος (Asandros Philokaisar Philoromaios), isto é, Asandro, amigo de César e amigo dos romanos. Asandro era de origem grega e possivelmente de ascendência persa. Seu nome significa bravo, corajoso. Não se sabe muito sobre sua família e infância. Ele começou sua carreira política e militar, como um general (strategós) sob Fárnaces II, rei do Ponto e do Bósforo Cimeriano. Segundo alguns estudiosos, Asandro teve como sua primeira esposa uma mulher chamada Glykareia. Ela é conhecida a partir de uma inscrição em grego que diz: "Glykareia, esposa de Asandro".

Moeda com a efígie de Asandro e a representação de Niké (deusa da vitória)
e uma inscrição em grego que se traduz por Asandro, arconte do Bósforo.
Por volta de 47 a.C., Asandro havia se casado como sua segunda esposa, Dínamis, que era filha de Fárnaces II. Ela era neta do rei Mitrídates VI do Ponto. Em 47 ainda, Asandro revoltou-se contra Fárnaces II, que o tinha nomeado como regente do Reino Bosforano durante a guerra de Fárnaces contra os romanos. Ao que parece, Asandro esperava com sua deserção ganhar o favor de Roma e que poderia ajudá-lo a tornar-se o novo rei bosforano. Atitude idêntica Fárnaces havia tomado com seu pai, Mitrídates VI: vendo que seu pai, embora combalido, insistia em sua guerra fadada ao fracasso contra Roma, ele se rebelou contra o pai passando para o lado dos romanos. O mesmo acontecia com ele agora, só que era o genro que o traía. Fárnaces II foi derrotado na batalha de Zela por Júlio César que, após a guerra civil romana, se emergia como o novo chefe de Roma e seus domínios. Fárnaces fugiu e refugiou-se dos romanos no Bósforo com o remanescente de seus partidários. Asandro combate o rei e seus homens, os quais são derrotados e mortos.
O reino do Bósforo quando da batalha de Zela
Asandro se tornou rei do Bósforo e foi capaz de manter o trono com sua esposa Dínamis como rainha. Parecia que agora o Bósforo iria voltar a ser independente do Ponto. Mas, o mundo estava ficando cada vez mais romano e a era de autossuficiência e livre prosperidade que o reino gozara sob as dinastias dos Arqueanáctidas e Espartócidas não retornaria. Júlio César, valendo-se de sua vitória sobre Fárnaces e seus domínios, enviou um (suposto) tio paterno da Dínamis, Mitrídates II de Pérgamo, para guerrear contra o Reino Bosforano e ser um rei cliente de Roma. Asandro e Dínamis foram derrotados por Mitrídates II e foram para o exílio político. No entanto, após a morte de Júlio César em 44 a.C, o Reino Bosforano foi restaurado para Asandro e Dínamis pelo sobrinho e herdeiro de César, Otávio (o futuro imperador romano Augusto). Nessa época (43 a.C.), Asandro adicionou a seu nome os epítetos de Philokaisar e Philoromaios. Até esse momento Asandro usou o título de arconte (alto magistrado). Porém, após a conformação de Augusto, ele já uso o título de basileus, rei. Dínamis deu a Asandro um filho chamado Aspurgo, que será herdeiro do trono, mas possivelmente Asandro e Dínamis tiveram outros filhos.
Moeda com a efígie de Asandro com um diadema real, a representação da
deusa Vitória (Niké) e a inscrição  basileus Asandrou: "do rei Asandro"
Segundo o geógrafo grego Estrabão, Asandro durante o seu reinado como o rei tinha construído um grande muro de 360 estádios de comprimento através do istmo da Crimeia (o atual Istmo de Perekop). O objetivo do muro construído era proteger a península contra ataques das tribos nômades. De 44 a.C. até sua morte em 17 a.C., Asandro governou como um rei forte do Bósforo Cimeriano, embora às vezes, no seu reinado, ele tivesse experimentado tempos muito inquietos. Em 17 a.C., Asandro morreu de fome voluntária por desespero com a idade de 93 anos, quando ele testemunhou suas tropas a abandoná-lo em favor do usurpador Escribônio, o qual, pretendeu ser um parente da rainha Dínamis para que pudesse se apropriar do trono. Dínamis foi obrigada a se casar com Escribônio. O estadista romano Marcos Vipsânio Agripa interveio na situação e Polemon I, rei do Ponto foi nomeado como o novo rei bosforano. Dínamis e Polemon se casaram em 16 a.C. Dínamis morreu em 14 a.C. Polemon governou até sua morte, em 8 a.C. e foi sucedido por Aspurgo, o filho de Asandro.


FONTES:
http://fr.wikipedia.org/wiki/Asandros_du_Bosphore
http://en.wikipedia.org/wiki/Asander_(Bosporan_king)
http://www.cngcoins.com/Article.aspx?ArticleID=85
http://www.wildwinds.com/coins/greece/bosporos/kings/asander/i.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário