domingo, 10 de junho de 2012

MITRÍDATES VI EUPÁTOR - Primeiro Reinado (107 – 70 a.C.)

Mitrídates, o Grande
Mitrídates VI Eupátor Dionísio, também conhecido como Mitrídates, o Grande, era rei do Ponto e se tornou rei do Bósforo Cimeriano governando-o primeiramente de 107 a 70 e depois de 66 a 63 a.C. Como governante do Bósforo, Mitrídates também é chamado de Mitrídates I por ter sido o primeiro soberano desse reino chamado por esse nome. Com ele inicia-se uma nova dinastia (os mitridátidas) e um novo período (o pôntico) no qual a região do antigo reino do Bósforo Cimeriano ficou submetida ao reino do Ponto. O Reino do Ponto foi um antigo Estado helenístico, localizado a norte da península do Mar Negro, entre os rios Fasis e Halis. Nos dias do Rei Mitrídates VI Eupátor os pônticos chamavam seu reino de Capadócia do Ponto ou Capadócia do Euxino em contraste com ao reino da Capadócia no interior da Anatólia.
Mitrídates VI Eupátor Dionísio
Mitrídates VI foi o mais célebre e um dos mais formidáveis e bem sucedidos inimigos de Roma, havendo enfrentado três dos melhores generais romanos dos fins da República: Sila, Lúculo e Pompeu. Levou o Reino do Ponto ao seu apogeu e com ele sucumbiu. Mitrídates VI era filho de Mitrídates V do Ponto com Laodice VI, filha do rei grego da Síria, Antíoco IV Epífanes. Nasceu em 132 a.C. em Sinope (atual Sinop na Turquia). Quando da morte de seu pai (provavelmente assassinado por instigação da mãe), tinha cerca de doze anos e, embora associado ao trono, a regência do Ponto ficou nas mãos de sua mãe, a qual parecia ser mais favorável ao seu irmão mais novo, Mitrídates Cresto. Temendo por sua vida, Mitrídates exilou-se na região montanhosa do Ponto; dedica-se à caça e aos estudos. Durante sua menoridade, os romanos, que intervem constantemente na Grécia e no Oriente Próximo, retiraram do Ponto o domínio da Frígia Maior; foi o princípio da inimizade crescente de Mitrídates contra Roma.
File:Reino del Bósforo.jpg
O reino do Ponto e o Reino do Bósforo antes da conquista de Mitrídates (107 a.C.)
Em cerca de 115 a.C. retorna à Sinope onde logrou ascender ao trono lançando sua mãe na prisão; associou seu irmão Mitrídates Cresto ao governo assassinando-o depois. Casa-se com sua irmã, Laodice. Tinha cerca de 20 anos quando de sua ascensão e rodeou-se de conselheiros gregos. Diz-se que sua irmã-esposa também tentou envenená-lo; por fim, Mitrídates a mandou matar e teve muitas outras mulheres. Seguro no trono, Mitrídates continuou a política expansionista de seu pai e procurou fazer do Ponto um grande e poderoso Estado e para isso visava dominar o Mar Negro e a Anatólia (a Ásia Menor, atual Turquia). E isso se deu por sua intervenção no Quersonesno Táurico (atual Península da Crimeia) onde estava situado o Reino do Bósforo Cimeriano.

Quersoneso
O contexto de como o reino do Bósforo Cimeriano passou a fazer parte do reino do Ponto é está ligado a cidade de Quersoneso, antiga colônia grega que ficava ao oeste do reino bosforano. Quersoneso (também conhecida como Quersoneso Táurica) foi fundada no século V a.C. por colonos oriundos de Heracleia Pôntica, cidade grega da Ásia Menor. Inicialmente a cidade foi uma democracia governada por um grupo de arcontes eleitos e por um conselho denominado damiorgi. Com o tempo a forma de governo tornou-se progressivamente oligárquica. Quersoneso, em meio a um florescimento cultural e econômico, resistiu as tentativas de dominação do reino do Bósforo e dos citas e sármatas ao redor. Mas, ao fim do século II a.C., além de estar dependente do reino bosforano, a pressão dos povos bárbaros vizinhos (citas, sármatas, táurios, etc.) aumentou grandemente sobre a antiga cidade.
Localização de Quersoneso e reinos e povos adjacentes

As Guerras entre Quersoneso e os Citas
Já no século III a.C Quersoneso teve de lutar inúmeras vezes, tanto defensivamente quanto ofensivamente durante a expansão territorial dos povos vizinhos. A evidência das muitas ações militares contra Quersoneso é demonstrada no contínuo reparo e fortificação das muralhas defensivas da cidade ao longo dos anos, na presença de fortalezas e povoados fortificados no noroeste da Crimeia e na Península Heracleana, nas estruturas que apresentam traços de cercos e incêndios, na descoberta de moedas quersonesitas escondidas em momentos de perigo iminente. Há também o testemunho epigráfico.
Guerreiros e guerreira citas
Em suas lutas contra os citas, os quersonesitas tentaram usar os conflitos já existentes entre as diferentes tribos citas, ou incitar conflito entre os citas e outros povos da região. Apesar da resistência, a maioria dos assentamentos dependentes de Quersoneso sucumbiu às invasões. Esta situação pode, eventualmente, estar ligada às habilidades crescentes dos citas, ou o que é mais provável, a incursão dos sármatas na região dos rios Don e Dnipier. As evidências arqueológicas indicam que Quersoneso entrou no século II como um estado enfraquecido, e, consequentemente, estava sujeito ao poder de fortes choques políticos e econômicos.

Quersoneso e o Ponto
Após o surgimento do Estado cita com sua capital em Neápolis Cita no século III a.C, os citas aumentaram a pressão sobre Quersoneso. Povoados citas fortificados foram construídos perto da cidade. A carência da cidade de uma força militar capaz de suportar os citas resultou na sua busca de aliados. Em 179 a.C. Quersoneso concluiu um tratado com rei do Ponto, Fárnaces I, que prometeu sua assistência em quaisquer lutas contra os citas. Interessante que uma das condições do tratado é que Quersoneso permaneça em paz com os romanos.
Moeda com a efígie do rei pôntico Fárnaces I
Esciluro
Palaco
Esciluro funda um poderoso reino cita ao norte da Crimeia com capital em Neápolis Cita. Ele controla a tribo dos tauros e a cidade de Ólbia Pôntica, um antigo empório grego. Aliado com a tribo sármata dos roxolanos, ele pretende arrancar dos gregos pônticos o controle do comércio da região. Apoderou-se do porto de Kirkinitis e atacou Quersoneso e Panticapeu. Combate a pirataria e começa a negociar com a importante cidade de Rodes no Mar Egeu. Temerosa, Quersoneso solicita a ajuda de Mitrídates VI do Ponto para combater a ameaça cita. Após a morte de Esciluro (c. 113 a.C.), seu filho e sucessor, Palaco, continuou os ataques expansionistas do pai. Em 110 a.C. Mitrídates, interessado em dominar toda a costa do Mar Negro, enviou um exército liderado pelo general Diofanto de Sinope, militar e geógrafo de prestígio. O exército pôntico e o quersonesita se juntaram e, apesar de estarem em número inferior, derrotaram o exército de Palaco que levantou o cerco de Quersoneso.
[image]
Guerreiros roxolanos
Após a vitória, Diofanto retornou ao Ponto, mas não antes de visitar o rei bosforano Perisades V em Panticapeu onde negociou um tratado muito favorável a Mitrídates, certamente a submissão do Bósforo Cimeriano ao reino do Ponto. Palaco, aliado com Tásio, rei dos roxolanos, volta a atacar e se apoderam da fortaleza de Eupatória, que pertencia a Mitrídates. Diofanto retorna (108 a.C.) em uma segunda expedição. Inicialmente, por causa da proximidade do inverno, ocupa inicialmente as cidades gregas da costa. Em novo combate com os citas derrota-os de vez e toma-lhes as fortalezas de Chabaioi e Neápolis Cita, queimando-as depois. A essa altura a cidade de Quersoneso, embora livre dos citas, já perdeu sua independência para o Ponto.

O Ponto e Reino do Bósforo Cimeriano
Diofanto, em sua campanha, marcha em direção a Panticapeu onde o rei do Bósforo, Perisades V, tornar-se vassalo de Mitrídates em troca de proteção para seu reino. Presume-se que isso tenha causando grande descontentamento no povo. Sendo assim, eclodiu uma revolta de escravos, liderada por Saumaco, que era escravo doméstico do soberano. Saumaco assassina Perisades e Diofanto teve que fugir para também não ser morto. Perisades V foi último rei da dinastia dos Espartócidas que governava a região há cerca de 430 anos. Saumaco tornou-se assim o senhor do reino, esse, porém, reduzido as cidades de Teodósia e Panticapeu. Mandou cunhar a inicial de seu nome na fronte da efígie do deus-sol Hélios que era usualmente retratado nas moedas bosforanas. Enfim, Diofanto retornou, à frente de um exército, tomou as cidades de Teodósia e Panticapeu. Saumaco foi capturado e enviado ao reino de Mitrídates. Não sabe sobre seu fim. Agora o novo soberano do Bósforo Cimeriano era o rei do Ponto, Mitrídates VI Eupátor. A guerra ainda não acabara. Mitrídates quer controlar toda a costa do Mar Negro. Sob o comando do almirante Neoptólemo, os pônticos conquistam as regiões da Táuride e da cidade de Ólbia. Essas conquistas colocaram grandes recursos nas mãos do rei do Ponto.
O reino do Ponto após a conquista de Quersoneso e do reino do Bósforo
Debaixo do domínio do Ponto, os bosforanos acabaram por se envolver nas Guerras Mitridáticas. Essas foram os três conflitos entre a República de Roma e o Reino do Ponto no século I a.C. (de 88 a 65 a.C.).  Mitrídates VI Eupátor, notável inimigo de Roma, havia invadido a Ásia Menor em 88 a.C. e ordenado a execução de 100 mil romanos que lá viviam, incluindo mulheres e crianças, levando assim ao início da guerra. Durante a Primeira Guerra Mitridática (88-84 a.C.), o Bósforo se rebelou contra o poder pôntico em 86 a.C. , mas após o término da guerra, Mitrídates de novo impôs sua vontade sobre a região. Durante estes anos o Bósforo foi governado por representantes de Mitrídates, até que na Segunda Guerra o Mitridática (83-81 a.C.), os bosforanos se revoltaram uma segunda vez. Em 70 a.C., depois de restaurar a sua autoridade, Mitrídates VI fez de Macares, seu filho mais velho, rei do Bósforo, o qual já governava como regente desde 82 a.C.

FONTES:
http://osreisdoponto.blogspot.com.br/2009/01/mitridates-vi-eupator-120-63-ac-parte-i.html
http://www.1911encyclopedia.org/Chersonese
http://pt.wikipedia.org/wiki/Quersoneso
http://www.Quersoneso.org/?p=history_ant&l=eng#3
http://www.chersonesos.org/?p=museum_coll_ep9&l=eng
http://landofkarda.blogspot.com.br/2010/05/female-warriors.html
http://en.wikipedia.org/wiki/Skilurus
http://www.ehw.gr/blacksea/Forms/fLemmaBodyExtended.aspx?lemmaid=10763&boithimata_State=&kefalaia_State=#chapter_3
La formación del Imperio Romano editado por Pierre Grimal em www.books.google.com.br
http://steppes.proboards.com/index.cgi?board=board21&action=display&thread=429

Nenhum comentário:

Postar um comentário