domingo, 10 de junho de 2012

PERISADES V (125 – 108 a.C.)

Perisades V foi um rei que governou o Bósforo Cimeriano de 125 a 108 a.C sendo também o último rei da dinastia dos Espartócidas. Cogita-se se entre Perisades IV e Perisades V teriam existido dois reis anteriores, Espártoco VI e Leucon III. Mas não há dados suficientes para corroborar esses reis hipotéticos. Sendo assim, após a morte de Perisades IV (125 a.C.) o trono do Bósforo foi ocupado por Perisades V, possivelmente filho do rei anterior.
Máscara funerária de um rei bosforano (século III a.C.)
Perisades V foi o último rei de sua linhagem. Durante seu governo, o reino do Bósforo está seriamente ameaçado pela pressão das tribos citas e sármatas ao redor. Os habitantes da cidade de Quersoneso, ameaçados continuamente pelos citas da península táurica (atual península da Crimeia na Ucrânia, da qual o Bósforo Cimeriano faz parte), solicitaram ajuda a Mitrídates VI Eupátor, rei do Ponto (reino helenístico ao sul do Mar Negro, na costa norte da atual Turquia). Ele enviou em auxílio uma expedição comandada por Difoanto, grande general e geógrafo prestigioso, que derrotou os citas e seus aliados sármatas, os roxolanos.
Colar do fim do século I a.C. proveniente da região
da cidade de Quersoneso

Diofanto, após vencer seus inimigos, fez um tratado com Perisades para que esse abdicasse do trono do Bósforo em favor de Mitrídates VI em troca de proteção. Porém, eclodiu uma revolta dos escravos citas do palácio real em Panticapeu. A revolta foi liderada por Saumaco, que fora escravo doméstico de Perisades. A revolta atingiu os escravos urbanos e rurais. Perisades foi assassinado por Saumaco antes de abdicar em favor de Mitrídates. Diofanto, que estava na cidade, escapou com dificuldade. Saumaco se tronou assim o novo senhor do Bósforo. Com a morte de Perisades V em 108 a.C. terminava 430 anos de governo da dinastia dos Espartócidas sobre o reino do Bósforo Cimeriano.
Representação dos deuses Apolo e Atena em um sarcófago
bosforano perto da antiga Panticapeu (século IV a.C.)

FONTES:
http://sitemaker.umich.edu/mladjov/files/bosporan_kings.pdf
http://fr.wikipedia.org/wiki/Pairisad%C3%A8s_V
http://es.wikipedia.org/wiki/Panticapea
http://www.hermitagemuseum.org/html_En/03/hm3_10-1_01_17.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário