sexta-feira, 8 de junho de 2012

PERISADES IV (170 – 125 a.C.)

Perisades IV Filométor foi um rei que governou o Bósforo de aproximadamente 170 a 150, junto com sua mãe, e sozinho de 150 a 125 a.C. Ele era filho do rei Perisades III e da rainha Kamasarye Filoteknos. Após a morte de seu pai em 170 a.C., Perisades IV reinou em conjunto com sua mãe, a rainha Kamasarye. Para selar a harmonia dos dois eles acrescentam a seus nomes os títulos de Filométor (aquele que ama a mãe) e Filotéknos (aquela que ama o filho). Isso é um costume comum na dinastia dos Lágidas, família greco-macedônia que governava o Egito na época.
2462 Paerisades IV Regnum Bosporanum Stater AV
Moeda do reinado de Perisades IV com as efígies do rei e da deusa Atena
Uma placa calcária dedicada a deusa Afrodite Urânia datada de 150-125 a.C. encontrada em Panticapeu (Kerch, Ucrânia) se menciona Perisades e sua mãe:


"Παιρισάδου. Καμασαρύης. ̉Αργότου. Ύπὲρ ἄρχοντος καὶ βασιλέως Παιρ [ι] σάδου τοῦ βασιλέως Παιρισάδου φιλομήτρος καὶ βασιλίσσης Καμασαρύης τῆς Σπαρτ [ό] κου θυγατρὸς φιλ [ο] τέκνου [καὶ] Αργότου τοῦ ̉Ι [σάν] θου βασ [ιλίσ] σης Καμασαρύης ἀνδρὸς "


No texto a dedicatória é de Perisades (IV), Kamasarye e seu segundo esposo, Argotos. Perisades Filométor é chamado de arconte e rei.  A partir de 150, Perisades IV reina sozinho vindo a falecer no ano 125 a.C. A maioria dos estudiosos entende que Perisades IV foi sucedido por Perisades V, mas há a hipótese de um certo Espártoco VI ter sucedido a Perisades IV.

FONTES:
http://fr.wikipedia.org/wiki/Pairisad%C3%A8s_IV
http://www.hourmo.eu/22_Crimea_&_Cimmerian_Bosporus/Bosporus_Paerisades_IV/2462_Paerisades_IV_AE.html
http://www.hermitagemuseum.org/html_En/03/hm3_10-1_01_17.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário