segunda-feira, 28 de maio de 2012

PERISADES I (349-311 a.C.)

Estáter de ouro proveniente de Panticapeu (c. de 350-300 a.C.)
Perisades I foi o rei do Bósforo Cimeriano entre 349-311 a.C. Embora seja chamado de Perisades I houve outro rei bosforano com esse nome, mas da dinastia anterior, os Arqueanáctidas, do qual pouco se sabe. Seu nome nos veio pelo grego Pairisades (também na forma Berisades), mas é de origem iraniana, provavelmente cita. Isso pode indicar duas coisas: a primeira, que a interação entre gregos e bárbaros (não-gregos) era coisa comum no Bósforo Cimeriano e que não impedia que os bárbaros adotassem nomes gregos (como Hecateu, rei de Sinda) e os gregos adotassem nomes bárbaros (Espártoco, Perisades, Gorgipo, etc.); a segunda, é que os reis da dinastia espartócida queriam manter seu vínculo com a fundação do reino repetindo os nomes dos primeiros reis, como Leucon e Perisades. Durante o período do governo de Perisades ocorreu a elevação da Macedônia a potência dominante da Hélade e a ascensão do rei macedônio Alexandre, o Grande, que derrubou o Império Persa e construiu um gigantesco, mas efêmero, império grego que se desfez em vários reinos, os chamados reinos helenísticos. Enquanto, o mundo greco-oriental entrava em profundas transformações, os acontecimentos desse período não afetaram o reino do Bósforo Cimeriano, o qual, apesar da prosperidade, não foi alvo dos grandes conquistadores da época.
O Reino do Bósforo e Estados vizinhos no ano da morte de Alexandre, o Grande (323 a.C.)
Segundo Diodoro Sículo (Bibliotheca XVI, 52) , Perisades I era o segundo filho de Leucon I e sucedeu seu irmão Espártoco II, que morreu sem deixar herdeiros. Ele reinou por 38 anos. Estrabão acrescenta (Geographia VII, 4) que Perisades I governou com grande suavidade e moderação, e até mereceu as honras divinas que lhe foram rendidas. Tal testemunho destoa do caráter mais belicoso de seus antecessores, Sátiro I e Leucon I. Segundo Dinarco (361-291 a.C.), orador ateniense de origem coríntia, em sua contenda com o orador ateniense Demóstenes, acusa (em Contra Demóstenes 1.43) esse de ser o motivador interesseiro da estátua erigida em Atenas, em honra de Perisades I e dois de seus filhos, Sátiro e Gorgipo, em 324-323 a.C. Perisades também é conhecido por ter recebido dos atenienses o privilégio de recrutar no porto de Atenas, o Pireu, homens para sua frota.
Bracelete de ouro, c. de 400-350 a.C., proveniente de Kul-Oba,
Kerch, Ucrânia, a antiga Panticapeu, capital do Reino do Bósforo
Fernando Patxot y Ferrer em obra clássica (Los Héroes y Las Grandezas de la Tierra) conta que Polieno (século II d.C.), o historiador militar, descreve que Perisades I tinha três trajes distintos para um dia de batalha. O primeiro era para ser visto pelo inimigo quando colocava seu exército em ordem de batalha; o segundo que só era conhecido dos chefes e dos veteranos e que usava durante a refrega; e o terceiro era para um dia de derrota geral e servia-lhe como disfarce no qual só os mais chegados podiam reconhecê-lo. De sua união com Kamasarye, filha de Gorgipo, seu tio, sabe-se pela inscrição de um monumento dedicado aos deuses Sanerges e Astara feito em Fanagória, que eles tiveram vários filhos, dos quais pelo menos quatro são conhecidos: Sátiro II, Gorgipo, Pritanis e Eumelo. A evidência do culto aos deuses Sanerges e Astara indica uma interação religiosa entre divindades citas e gregas: Sartages seria Héracles (Hércules) e Astara, Afrodite. Perisades morreu em 311 a.C. e foi sucedido por Sátiro II, seu filho mais velho.

FONTES:
http://fr.wikipedia.org/wiki/Pairisad%C3%A8s_Ier
Los héroes y las grandezas de la tierra de Fernando Patxot y Ferrer em http://books.google.es
Contra Demóstenes em http://www.perseus.tufts.edu/hopper/text?doc=Perseus:text:1999.01.0082:speech=1:section=43&highlight=paerisades
The Supreme Gods of the Bosporan Kingdom: Celestial Aphrodite and the Most High God no http://books.google.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário