domingo, 17 de junho de 2012

FÁRNACES II (63-47 a.C.)

Farnaces II do Ponto (97 a.C.- 47 a.C.) era filho bastardo de Mitrídates VI Eupátor Dionísio, a quem sucedeu no governo do Reino do Ponto e do Bósforo Cimeriano. Ele foi elevado como sucessor de seu pai e tratado com distinção. Contudo, sabe-se pouco da sua juventude. Graças às campanhas que levou a cabo junto com seu pai contra a República Romana conseguiu grandes conhecimentos sobre as legiões, pois o romano rebelde Quinto Sertório, da Hispânia, aliado de seu pai, enviou um grupo de centuriões para treinar as tropas do Ponto como as legiões romanas. Quando Mitrídates VI foi vencido por Pompeu, Fárnaces regia um reino próximo do reino do Bósforo, onde Mitrídates, após eliminar Macares, seu filho traidor que ali governava, ainda reinava. Mitrídates desejava à guerra com os romanos mais uma vez, mas Fárnaces procurou ser mais pragmático, pois o reino do Ponto já estava nas mãos dos romanos e o exército romano se aproximava sob o comando do competente general Cneu Pompeu.
Great Mitridat Staircase
O palácio de Mitrídates VI em Kerch, Ucrânia, onde ficava
a antiga Panticapeu, capital do reino do Bósforo
Assim, Fárnaces começou uma conspiração para retirar o seu pai do poder, mas os seus planos foram descobertos; todavia o exército, não desejando lutar contra Pompeu e suas legiões, apoiou Fárnaces. Eles marcharam contra Mitrídates e forçaram o seu antigo rei a tirar sua própria vida. Fárnaces rapidamente enviou uma embaixada a Pompeu com ofertas de submissão e reféns, já que ele desejava assegurar a sua posição. Ele também enviou o corpo do seu pai deixando-o à disposição de Pompeu, o qual permitiu o sepultamento do Grande Rei no mausoléu real de Sinope. Pompeu prontamente aceitou a “amizade” de Fárnaces, já que ele desejava estar de volta a Roma o mais rápido possível, mas assegurando-se de que tinha feito a paz na região. Pompeu concedeu a Fárnaces o Reino do Bósforo e reconheceu-o como amigo e aliado de Roma. O Reino do Ponto foi anexado progressivamente por Roma. A metade ocidental foi anexada primeiro à província da Bitínia, formando a dupla província do Ponto e Bitínia. A metade oriental foi entregue ao rei gálata Dejotaro. No entanto, Fárnaces seguiu seu singelo reinado examinando as lutas de poder crescentes entre os romanos: Pompeu disputava com seus aliados o poder em Roma e seus territórios com Júlio César e seus aliados. Fárnaces visava a oportunidade de recriar o reino de seu pai.
Moeda de Panticapeu com a efígie de
Fárnaces II e representação do deus Apolo
Ele atacou e subjugou sem motivos a cidade de Fanagória no Bósforo (que nas guerras de seu pai era aliada dos romanos), violando um dos seus acordos com Pompeu. Em 49 a.C., Fárnaces aproveita a guerra civil entre os romanos e decide agarrar a oportunidade de se fazer soberano da Cólquida e da Armênia Menor na Galácia. Dejotaro, o rei da Galácia, apelou para Domício Calvino, o tenente de Júlio César na Ásia, para ajudá-lo, e logo as forças romanas enfrentam Fárnaces. Eles encontraram-se em Nicópolis na Anatólia; Fárnaces enfrenta rapidamente as forças romanas provinciais, obtendo a vitória. Confiado nisto, invade o resto dos territórios do antigo reino de seu pai e parte da Capadócia. Depois desta demonstração de força contra os romanos, Fárnaces recuou para suprimir revoltas nas suas novas conquistas. Após a derrota das forças egípcias antirromanas na Batalha do Nilo (47 a.C.), César deixou o Egito e viajou pela Síria, Cilícia e Capadócia para combater Fárnaces que supostamente havia cometido várias atrocidades contra cidadãos romanos.
File:Stele griffin Phanagoria 3-4 c BC.jpg
Estela de Fanagória retratando um grifo (séculos IV-III a.C.)
Ele reuniu as suas tropas entre as guarnições das províncias asiáticas que Roma detinha. No início, reconhecendo a ameaça, Fárnaces fez ofertas de submissão com o único objetivo de ganhar tempo até que a atenção de César caísse em outro lugar; mas a velocidade de César trouxe a guerra rapidamente. César reuniu homens da VI Legião, XXII Legião, Legião Pontines, XXXVI Legião formando cerca de 1.000 homens e um pequeno contingente de cavalaria. Fárnaces possuía cerca de 20 000 guerreiros e a batalha realizou-se perto de Zela (atual Zile na Turquia), onde Fárnaces foi derrotado e só conseguiu escapar por causa de um descuido da cavalaria romana. A campanha de Júlio César de cinco dias contra Fárnaces foi tão rápida e completa que ele a comemorou com a agora famosa frase latina escrita a Amâncio em Roma: Veni, vidi, vici ("Vim, vi, venci"). César nomeou como o novo rei dp Bósforo e da Cólquida a Mitrídates de Pérgamo que auxiliara a César em sua luta no Egito.
O reino de Fárnaces, Zela e a rota de César
Fárnaces fugiu rapidamente para o Bósforo, onde ele conseguiu reunir uma pequena força de citas e sármatas, com a qual ele foi capaz de ganhar o controle de algumas cidades. Contudo, Asandro , genro de Fárnaces casado com sua filha Dínamis e um antigo governador do Bósforo, traiu-o e atacou as suas forças, as quais foram derrotadas e Fárnaces foi morto. O Ponto foi mais uma vez dividido entre a Bitínia e a Galácia. O historiador Apiano afirma que Fárnaces morreu em batalha; Dio Cássio diz que ele foi capturado e logo morto. Fárnaces tinha aproximadamente cinqüenta anos quando morreu, e tinha reinado durante quase dezesseis anos. Ele teve vários filhos, dos quais, Dario e Ársaces do Ponto, que foram feitos reis clientes de Roma durante um tempo curto (39-37 a.C.) por Marco Antonio, triúnviro romano. A filha de Fárnaces, Dínamis, primeiro casou-se com o general Asandro que o traiu, e de quem ela teve um filho Tibério Júlio Aspurgo. O destino da casa real do Ponto ficou ligado ao Bósforo. Posteriromente, Dínamis casou-se com o Rei Polemon I do Ponto. Outra filha de Fárnaces, Fanizan, deu nome a uma cidade que hoje é a cidade de Fatsa na Turquia. A luta de Fárnaces foi a última tentativa de erguimento de um reino do Ponto forte e independente de Roma. O reino do Bósforo será governado por Asandro e Dínamis, mas terá que enfrentar as pretensões de Mitrídates de Pérgamo.

FONTES:
http://www.acsearch.info/record.html?id=90405
http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Stele_griffin_Phanagoria_3-4_c_BC.jpg
http://cd-crimea-2011.virtual.crimea.ua/en/sightscrimea/details/607.html
http://osreisdoponto.blogspot.com.br/2009/02/farnaces-ii-63-47-ac.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário