quinta-feira, 19 de julho de 2012

CÓTIS III (227 - 235 d.C.)

Tibério Júlio Cótis Filocésar Filorromano Pieodoso, mais conhecido como Cótis III do Bósforo, foi um príncipe e rei do Reino do Bósforo Cimério. Cótis III tinha esse nome em referência a Cótis I (45-63 d.C.) e Cótis II (123-132 d.C.), reis bosforanos anteriores e a Cótis III (ou VIII) da Trácia, seu ancestral. Cótis III era o segundo filho do rei Sauromates II e era de ascendência grega, iraniana, trácia e romana. Seu irmão e sobrinho foram, respectivamente, os reis bosforanos Rescúporis II e Rescúporis III (ambos governaram de 211 a 227 d.C.).
1247 Kotys III Regnum Bosporanum Stater EL
Moeda com as efígies do rei Cótis III e do imperador Alexandre Severo
Quando seu irmão e seu sobrinho morreram em 227, ele sucedeu aos dois e governou até sua morte em 235. Em suas moedas aparece a inscrição em grego ΒΑΣΙΛΕΩΣ ΚΟΤΥΟΣ (BASILEOS KOTYOS), isto é, pertencente ao rei Cótis. Como seus antecessores, Cótis adotou os prenomes Tibério Júlio e como seu pai adotou os epítetos Philocaesar (filocésar, amigo de César, nome oficial do imperador romano), Philoromaios (filorromano, amigo dos romanos) e Eusebes (piedoso, devoto aos deuses). Entretanto foi o último rei do Bósforo Cimério a governar com o nome de Tibério Júlio Cótis.
Marble palmette acroterium
Detalhe de uma tumba do 4º século a.C. encontrada em
Fanagória que nos dias de Cótis III era a capital do reino bosforano
Durante seu reinado, Cótis III foi contemporâneo do imperador romano Alexandre Severo (222-235). A esposa de Cótis III foi uma mulher da nobreza dos sármatas, povo circundante do Bósforo, com o qual os reis bosforanos tinham certo grau de parentesco. Do seu casamento Cótis III teve três filhos, que co-governaram com ele em seu reinado e que são: Sauromates III (229-232), Rescúporis IV (233-235) e Inintimeu (235-240). Durante o reinado de Cótis III, as últimas moedas de ouro bosforanas foram cunhadas. Após seu reinado, moedas de ouro desapareceram e foram substituídas por moedas de bronze ou prata. Pouco se sabe sobre o reino e a vida de Cótis III. Em 235 faleceu Rescúporis IV e pouco depois Cótis III morreu, sendo sucedido por seu terceiro filho, Inintimeu.

FONTES:
http://en.wikipedia.org/wiki/Tiberius_Julius_Cotys_III
http://www.profimedia.si/picture/marble-palmette-acroterium/0077976124/

Nenhum comentário:

Postar um comentário